1 de jul de 2010

Música gospel na Rede Globo

Parecia impossível acontecer, mas aconteceu. As cantoras evangélicas Aline Barros e Fernanda Brum estiveram no Domingão do Faustão, na Rede Globo, no dia 26 de junho. A Globo é uma emissora que predomina o espiritismo. Por isso a minha admiração.

Ao todo, três músicas foram apresentadas. Aline cantou uma, Fernanda cantou outra e, as duas juntas, mostraram que têm voz bonita, muita unção e vida com Deus.

Além das músicas, ambas comentaram sobre as raízes do gospel, sobre as carreiras e responderam perguntas da platéia. Faustão, mais magro depois de uma cirurgia do estômago – ele não comenta sobre quantos quilos emagreceu -, chegou a dizer que a música gospel sofre preconceito na grande imprensa. Verdade pura. Evangélicos, de modo geral, sempre foram muito criticados em um país que diz ter abertura de idéias. Será? Ainda bem que existe liberdade religiosa aqui.

A música gospel também é colocada em segundo plano. E minha inquietação é, sobretudo, porque quem critica ao menos conhece a qualidade extraordinária e o profissionalismo dos cantores evangélicos. Falam por preconceito, sem conhecimento de causa.

Mas viva a democracia e o direito à crítica. Melhor com crítica do que com censura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário