5 de ago de 2010

Arqueólogos descobrem templo filisteu na cidade natal de Golias

Arqueólogos em Israel descobriram um templo filisteu no local onde teria sido a cidade natal do gigante Golias, chamada de Gath.

As ruínas do templo remontam ao século 10 a.C. O templo descoberto tem uma imagem arquitetônica semelhante ao descrito na história bíblica de Sansão. Lembra da narração do gigante que derrubou as paredes do templo matando várias pessoas e a si mesmo?

Os professores do Departamento Martin de Estudos e Arqueologia das Terras de Israel, da Universidade Bar Illan, que escavaram o local por 13 anos, não afirmam que esse é o mesmo templo onde aconteceu a história de Sansão. Mas acreditam que é um templo filisteu, o primeiro encontrado em Gath.

A equipe também encontrou provas de um grande terremoto do século 8 a.C. que poderia ser o tremor mencionado nos livros de Isaías e Amós. Se os sismólogos estão certos, um terremoto de 8 graus na escala Richter teria nivelado uma grande cidade. A intensidade da energia necessária para mover as paredes parecem ter sido algo muito forte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário