26 de dez de 2010

Beatificação de Irmã Dulce

Os fatos

O Vaticano confirma. Será dia 22 de maio do próximo ano, em Salvador, a beatificação de Irmã Dulce, conhecida como o anjo bom da Bahia. O nome de batismo dela é Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes.

Depois da beatificação, o próximo título é a canonização, ou seja, quando a pessoa torna-se um santo da Igreja Católica.

O papa Bento XVI reconheceu um milagre de Irmã Dulce. Ela teria salvo uma mulher que sofria com hemorragia, depois de um parto. O milagre teria acontecido na Bahia.

Irmã Dulce faleceu aos 77 anos, em 1992.

Minha opinião

Não se pode negar o trabalho social que ela fez. Ajudou as pessoas que mais precisam. Todo nosso respeito à pessoa que se dedicou a fazer o bem.

Mas isso não a credencia a ser venerada, mesmo muitos católicos afirmando que não cultuam santos. A honra e a glória somente pertencem a Deus. Ele é autor da vida, deve ser adorado e a Bíblia diz que as orações devem ser dirigidas a Ele, por meio de Jesus Cristo que é o intermediário entre Deus e o homem.

O que acontece diferente disso chama-se idolatria. Quer entender o que significa essa palavra? É simples. Quando se muda o foco da gratidão, do pedido, da adoração, está mudando também quem recebe o louvor. Ou seja, se pedimos, acreditamos, confiamos e agradecemos um milagre a um santo ou à natureza, por exemplo, estamos tirando Deus do foco. Estamos dando a glória e colocando a fé em outra coisa ou pessoa. Isso é idolatria.

Os católicos não admitem, mas oram, crêem e veneram os santos. Os padres não ensinam o que está na Bíblia: Que somente Jesus é o intermediário entre Deus e o homem. Por isso os fiéis recorrem à fé nos santos. Isso é antibíblico, apesar dos católicos merecerem nosso respeito, pois todos têm liberdade de crença e de culto no País.

Um comentário:

  1. Primeiramente, a bíblia que vocês usam é a mesma da católica. Outra coisa, infelizmente, os evangélicos tem o vicio de crítica os católicos com isso. Muitas vezes, não sabe o papel dos santos na igreja católica. Você como estudante da teologia deveria conhecer as coisas antes de falar algo. Assim como, você tem a imagem de seus pais e eles servem de exemplo e ensinamento para sua vida, os santos têm os mesmos papeis. Eles são exemplo de vida, santidade e pleno amor a Deus, e através dessa experiência nós CATÓLICOS buscarmos viver o que eles viveram. Para sim, podemos está mais próximo de Deus.

    Caso queira tirar dúvida entre em contato
    Ricardoborges.ximenes@gmail.com

    ResponderExcluir