11 de abr de 2011

Livro Brasília 50 anos. Uma idéia, uma nação

O livro, do escritor Paulo Fayad, Ed. Voz de Brasília, conta a história da capital do Brasil com mais de 200 fotos sobre fatos marcantes, em um total de 400 páginas.

Pela primeira vez tive meu texto publicado em um livro. Já tive vários artigos publicados nos jornais da cidade, já até fiz propaganda para o Correio Braziliense no site, no rádio e na TV. Mas ter o meu texto em um livro, é a primeira vez, e isso me encheu de alegria. Assino o trabalho em parceria com Ana Paula Souza. Juntas, fizemos o nosso trabalho de Jornalismo. Ouvimos as fontes, entrevistamos, redigimos. Escrever reportagens contando boas histórias é sempre uma delícia para mim.

O meu texto está nas páginas 330 e 331, com o título 50 anos de evangelismo na capital. A narração é sobre as igrejas evangélicas que vieram para Brasília antes mesmo da construção da cidade.

Muitos pastores organizaram cultos ao ar livre, debaixo de árvores, em meio à poeira e ao calor do cerrado. Um desses pastores foi Elias Brito Sobrinho. A minha reportagem traz uma entrevista com Alcione Benides Nogueira Brito, esposa do pastor Elias.

Nas páginas 332 e 333 está uma fotografia da fachada da Igreja Batista Central de Brasília. A Batista Central foi a única igreja evangélica representada na obra. Também há fotos de igrejas católicas como a Catedral, a Rainha da Paz e a Igrejinha do Núcleo Bandeirantes, construída em 1957.

Patrimônio histórico da humanidade, Brasília fará 51 anos no próximo dia 21 de abril. As marcas do presente e as esperanças para o futuro se acendem. Estamos na cidade aonde são tomadas as maiores decisões do País. Esse é o olhar para o horizonte, o futuro da nação.

Além de olhar o futuro, o livro também homenageia as pessoas do presente, além – claro, de não esquecer quem fincou os marcos.

Há textos e fotografias contando desde o sonho de Bom Bosco, as leis, as personagens que construíram a cidade, o sonho de JK, as regiões administrativas, as empresas de sucesso, os chefes de Estado que visitaram Brasília, a cobertura da festa do cinqüentenário, os governadores e uma comparação com imagens do início da cidade e as ruas hoje.

O livro faz parte das comemorações oficiais do cinqüentenário da Capital, organizadas pelo Comitê Organizador dos 50 anos de Brasília, ligado ao Governo do Distrito Federal.

Um presente para a geração brasiliense e para todas as pessoas que amam Brasília. O livro é uma obra de arte em forma de letras e imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário