23 de jun de 2011

Corpus Christi: O que é?

Hojé, 23 de junho, é feriado. Corpus Christi, expressão latina que significa Corpo de Cristo, é uma festa católica que celebra a presença de Jesus na Eucaristia, um dos sete sacramentos (para os evangélicos, a Eucaristia é mais conhecida como Santa Ceia).

A Igreja Católica acredita na transubstanciação, ou seja, que o pão se torna carne e o vinho sangue de Jesus Cristo. Não é uma transformação da matéria visível. É um ato de fé.

Os evangélicos não interpretam assim. Crêem que pão e vinho (ou suco de uva) são apenas elementos que lembram a morte e ressurreição de Jesus, até que Ele volte para buscar a Sua igreja (segunda volta de Cristo), mas não que passem por transubstanciação. A passagem remonta-se à última ceia que Jesus celebrou com os discìpulos antes de ser morto.

Por recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944), a festa é realizada em praças públicas, organizada pelo bispo e pelos fiéis, na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que é posterior ao domingo de Pentecostes. Católicos são obrigados a comparecer à essa missa. Isso está estabelecido pela Conferência Episcopal.

A história da celebração é do século 13, instituída pelo papa Urbano IV (1264).

A tradição foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses. Desde então, em todas as cidades brasileiras, como no mundo, é comum ornamentar as ruas com tapetes coloridos, onde são produzidos desenhos religiosos que lembram os elementos da ceia como pão, vinho, cachos de uva, cruz.

Na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, hoje serão construídos 23 tapetes, em um total de 120 metros de arte. Cerca de 500 jovens voluntários trabalham desde cedo na produção dos tapetes que são feitos de palha de arroz, café, serragem colorida, areia e bisnagas de tintas em cinco cores básicas. Foram três meses de reuniões e preparo para que os jovens decidissem qual desenho produzir.

Estima-se que 50 mil pessoas participem da missa. São os fiéis das 128 paróquias da cidade. O arcebispo de Brasília, Dom Waldemar Passini, os bispos e todo o clero passam por cima dos tapetes rumo ao altar para celebrar a missa. Depois acontece a procissão do Santíssimo Sacramento. para fechar a festa, à noite haverá queima de fogos de artifício.

É isso que significa o feriado. Aproveite seu dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário