8 de jul de 2011

Escândalo na imprensa

O tablóide britânico News of The World (capa abaixo) conquistou fama sempre publicando reportagens inéditas com fatos surpreendentes. Mas a maneira de apurar as informações eram ilícitas. O jornal grampeava ilegalmente telefones de integrantes da família real britânica, de políticos, de vítimas de crime e personalidades. Assim, ficava fácil ter acesso às informações exclusivas e publicar furos jornalísticos.

O jornal contratava detetives para fazer os grampos. Agora, o impresso será fechado e o ex-editor, Andy Coulson, está preso. Coulson ocupava o cargo de porta-voz do primeiro-ministro britânico David Cameron, mas teve que renunciar depois dos escândalos.

O tablóide é publicado há 168 anos, tem tiragem de 2,8 milhões de exemplares, sendo campeão de vendas aos domingos.

O grupo News Corporation é uma empresa mundialmente forte com negócios no cinema, jornais, publicidade, TV. Faz parte da empresa os jornais The Sun, The Times, Wall Street Journal e a TV Fox.

Minha opinião

Isso é exemplo de Jornalismo marron. Condenável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário