18 de ago de 2011

Papa na Espanha, com protestos. Papa no Brasil

Hoje o papa Bento XVI está em Madri, na Espanha, onde realiza a Jornada Mundial da Juventude. Espera-se a participação de 450 mil pessoas nas missas.

Ontem a população enfrentou a polícia em protestos por conta do alto custo da visita, 100 milhões de euros, que será pago pelo governo espanhol. Ou seja, com dinheiro público, em um momento que o país passa por grande crise. Depois dos protestos, o Vaticano se pronunciou afirmando que as contas não serão pagas pelo governo espanhol.

A população quer a separação entre Estado e igreja. O Estado laico é uma tendência democrática que vigora em vários países, inclusive no Brasil. Na Espanha, o lema da manifestação contra a visita é “dos meus impostos, ao Papa zero”.

O Vaticano anunciará, durante o evento, onde será a próxima Jornada. Provavelmente no Rio de Janeiro, em 2013. A visita ao Brasil foi adiantada em um ano para não coincidir com a Copa do Mundo de Futebol.

A Jornada acontece a cada quatro anos, sendo um projeto que reúne o papa e jovens católicos. É para fortalecer a Igreja Católica que está perdendo fiéis para outras religiões. No Brasil, por exemplo, cresce o segmento evangélico em diminuição ao número de fiéis católicos. A constatação do encolhimento da Igreja Católica no país é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário