17 de mai de 2012

Militares celebram a Páscoa


 Militares da Marinha que participaram do culto
 Militares da Polícia Militar
Militares da Aeronáutica

Mais uma vez participei de uma celebração militar. Organizado pela Capelania Evangélica do Corpo de Bombeiros, aconteceu hoje, 17 de maio, às 10 horas, na Igreja de Cristo, o culto Páscoa Militar dos Evangélicos.

Além dos bombeiros, também participaram militares da Marinha do Brasil, Exército, Aeronáutica e Polícia Militar.

Cerca de 600 militares marcaram presença. Destaque para o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Gilberto Lopes da Silva, o pastor Edson Pereira de Gouveia, presidente da Igreja de Cristo, e os capelães Walter Pereira de Mello, Ithamar Clímaco Ximenes Filho, Valemar Alcindo Arend e Edmilson Alves Gouveia.

A mensagem bíblica ficou sob responsabilidade do reverendo capelão Aluísio Laurindo da Silva, presidente da Associação Pró Capelania Militar Evangélica do Brasil (ACMEB).

Como forma de interceder pelas instituições brasileiras, foram realizadas orações pelas Forças Armadas e Auxiliares. Os participantes tiveram também a ministração da Santa Ceia.

A Páscoa Militar acontece em época diferente daquela prevista no ano litúrgico, pois já havia passado a data da celebração quando os pracinhas brasileiros chegaram da 2ª Guerra Mundial, em 1945. Mesmo assim, os pracinhas quiseram comemorar a festa junto com as suas famílias. Então, resolveram fazê-la depois da celebração da Igreja Católica e evangélica. Para garantir a festa dos militares, as Forças Armadas realizaram uma missa, na Praça XV, no Rio de Janeiro. Aí o ato tornou-se uma tradição. Atualmente cada Força tem a sua data específica para celebrar a Páscoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário