9 de jun de 2012

Exposição internacional de fotojornalismo

Confrontos em Sanaa, Iêmen, em 2011. Foto vencedora. Autor: Samuel Aranda 
Foto: WWP/Divulgação

A imagem é fundamental para a era de informação, a pós-moderna. Acontece em Brasília uma das mais importantes exposições do mundo em fotojornalismo.

Produzida pela World Press Photo (WPP), a 55ª edição reúne 170 fotografias publicadas na imprensa mundial ano passado, trabalho de 57 fotógrafos.

Política, esportes, cultura, religião, entre outros, são temas fotografados. Mais de 101 mil imagens foram inscritas no concurso e 170 foram selecionadas. Fotojornalistas, fotógrafos profissionais e fotógrafos documentais participaram da seleção.

A foto vencedora foi a do espanhol Samuel Aranda que revela os confrontos em Sanaa, Iêmen, no ano passado (foto acima). Na imagem, uma mãe ampara o filho ferido durante protesto contra o presidente Saleh. Além de Aranda, outros 55 fotógrafos da China, França, Índia, Japão, Suécia, entre outros países, também receberem prêmios.

Opinião
Uma aula de Jornalismo contemporâneo. Ontem eu fui à exposição e gostei muito. Recomendo que você também a visite. São fotos que revelam  desde o resultado trágico do tsunami no Japão até a Primavera Árabe. Mas a natureza também foi captada pelas lentes.

A fotografia que mais me chamou a atenção foi sobre as meninas que são obrigadas a se casar com homens mais velhos por causa da extrema probreza em que vivem. São as noivas crianças da cidade de Hajjah, no Iêmen (foto abaixo).

Eu estou observando a foto de Stephanie Sinclair. A menina (de verde) chama-se Ghada, e está ao lado de seu marido

Confira:
Exposição: World Press Photo
Local: Caixa Cultural Brasília (Átrio dos Vitrais)
Endereço: SBS Qd. 4 Lt. 3/4
Telefones: (61) 3206-9449 / 3206-9448
Data: 9 de junho a 5 de julho de 2012
Horário: 9h às 21h
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário