19 de jun de 2012

Rádio completa 90 anos

Parece que foi ontem, mas lá se vão 90 anos do rádio no Brasil. A TV a cores completou 40 anos e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert) fez 50 anos e hoje representa 2,4 mil rádios e 320 geradoras de TV no país.

O rádio é pioneiro na comunicação de massa no Brasil. Atualmente existem mais de 4,5 mil emissoras comerciais. A abrangência é em 88,1% dos domicílios brasileiros. Mas a TV ganha de longe em audiência. Existem mais aparelhos de TV nos lares brasileiros do que geladeira. A pesquisa é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítica (IBGE).

Para comemorar o aniversário do rádio, a Câmara dos Deputados realizou sessão solene, em 19 de junho, no plenário Ulysses Guimarães.

A Abert também organiza, de 19 a 21 de junho, em Brasília, o 26º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, com o tema O Brasil e o mundo grátis.

Jornalistas, políticos, empresários, pesquisadores, comunicadores e estudantes debaterão temas importantes como:

Tecnologia e inovação;

Rádio e TV digital;

Liberdade de imprensa;

Rádio, internet e convergência;

Sistema de informação mercadológica;

Marco regulatório;

Empreeendedorismo.

No evento serão homenageados radiodifusores que foram relevantes para o crescimento do rádio no Brasil. Serão entregues as medalhas Mérito da Radiodifusão e Assis Chateaubriand.

No dia 21 haverá ainda, paralelo ao Congresso, a maior feira de tecnologia de radiodifusão da América Latina, com muitas novidades no mercado de equipamentos para rádio e televisão, mídia e entretenimento.

As palestras serão transmitidas ao vivo pela internet. Acesse: http://www.congressoabert.com.br/.

Confira no site da Abert a programação completa (http://www.abert.org.br/).

Nenhum comentário:

Postar um comentário