3 de ago de 2012

A culpa é da imprensa?

Engraçado. Sempre que a imprensa divulga uma denúncia torna-se culpada pelos fatos. Na verdade, os denunciados é que falam que toda a culpa é da imprensa. Vou explicar.

Estudo de caso 1
O mensalão no qual os 38 réus estão sendo julgados esta semana pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Eles armaram um grande esquema de desvio de dinheiro. Pura corrupção. E estavam no poder na época. Eram ligados ao PT que mandava no Brasil. Quando estourou o escândalo até o ex-presidente Lula disse que os jornalistas falavam demais.

Estudo de caso 2
Na operação Monte Carlo o bicheiro Carlinhos Cachoeira foi preso. A turma dele também foi para a cadeia. A mulher do contraventor, Andressa Mendonça, deu entrevista para o Fantástico, Rede Globo. Disse mil coisas, mil bobagens. Entre as pataquadas, afirmou que o marido dela é um homem bom e que a imprensa estava crucificando-o. Ele fora escolhido para Cristo.

Aí eu pergunto: foram os jornalistas que praticaram os crimes e as irregularidades? Então por que a culpa é da imprensa? São os jornalistas que estão sentados no banco dos réus no STF? Então por que eles são os culpados?

Quando Carlinhos Cachoeira praticou todas as irregularidades, quando os integrantes do mensalão praticaram crimes, os jornalistas não estavam lá. Não se envolveram, não incentivaram, não fizeram. Como pode os acusados praticarem crimes e culpar quem divulga os fatos?

Tornou-se mania no Brasil culpar a imprensa. Como em todos os segmentos profissionais, têm jornalistas bons e comprometidos com a informação e outros que envergonham a classe. Mas nem por isso a imprensa é culpada pelos erros alheios. A imprensa divulgou os fatos. A imprensa não praticou os erros e crimes.

Deu para entender que a culpa é dos réus que estão presos e sendo julgados e não dos jornalistas?

Ah, vai achar outra coisa para fazer. Chega de dizer bobagem, de culpar quem não tem nada com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário