9 de jun de 2013

Primeiro jornal impresso no Brasil

Nome
Gazeta do Rio de Janeiro

Data
10 de setembro de 1808 (sábado)

Local da publicação
Rio de Janeiro

Curiosidades
O jornal tinha quatro páginas, o selo real, não era diagramado com colunas, cada notícia era separada por uma linha, foram nove notícias publicadas, não havia expediente como hoje se conhece e nem assinatura dos textos por parte do editor.

Contexto histórico
Esse foi o primeiro jornal impresso no Brasil que era colônia de Portugal. Existia a Imprensa Régia e a publicação marca o início da imprensa brasileira, ligada à corte portuguesa. Por aqui era proibido ter publicação de jornais, livros e panfletos. Então, a Gazeta foi uma inovação na época, mesmo sendo partidário governamental.

O jornal veio para as terras brasileiras por consequência da transferência da corte. Máquinas e pessoas que sabiam manuseá-las vieram de Portugal. O editor foi o frei Tibúrcio José da Rocha.

Eram impressos, basicamente, notícias que falavam bem do governo. Notas internacionais também eram publicadas. Nesse primeiro exemplar, por exemplo, constam notícias de Amsterdã, França, Londres e do Rio de Janeiro. E as notícias demoravam meses para chegar por aqui. Outra curiosidade dessa edição é que, apesar de ser datado de 10 de setembro, as notícias são de abril e junho do mesmo ano. Tanto material, máquinas e as notícias viam de navio.

A primeira edição traz uma nota informando que a periodicidade do jornal seria semanal. Mas circulou duas vezes por semana.

A Gazeta do RJ foi o primeiro jornal impresso no Brasil. Mas o primeiro jornal brasileiro foi o Correio Braziliense, editado e publicado em Londres, em 1º de junho de 1808, por Hipólito José da Costa que trazia o jornal também de navio para o Brasil. A viagem demorava quase um mês. Quando chegava, já era notícia ultrapassada. Como aqui o periódico já chegava pronto, tendo toda produção inglesa, é por isso que a Gazeta é considerada o primeiro produzido em terra nacional.


                            Gazeta do RJ: primeiro jornal impresso no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário