9 de mar de 2014

Pesquisa Brasileira de Mídia 2014 - Hábitos de Consumo de Mídia Pela População Brasileira

TV é meio preferido da maior parcela da população. O brasileiro assiste TV durante 3h29 por dia. A TV é a mídia preferida da população, escolhida por 76,4%. O aparelho está presente em 97% dos lares brasileiros. Entre os programas televisivos mais citados espontaneamente, o Jornal Nacional é o campeão, lembrado por 35% dos entrevistados. A novela Amor à Vida, que ocupava o horário das 21h na época da pesquisa, ficou em segundo lugar e o Jornal da Record, em terceiro. Nos fins de semana, programas de auditório são os preferidos.

A internet vem em segundo lugar. Brasileiro acessa internet durante 3h39 diárias. Dentre os entrevistados, 13% preferem acessar a internet.

O rádio é o terceiro meio de comunicação favorito dos brasileiros. É ouvido por 8% das pessoas que participaram da pesquisa. É ouvido, em média, durante 3h07 diárias. As rádios mais citadas foram a O Dia FM; Beat 98 FM e Band FM.

Os jornais impressos são os mais confiáveis como fonte de informação. Os jornais são o veículo preferido por 1,5% dos entrevistados. De acordo com a pesquisa, o tempo dedicado à leitura diária de jornal é de 1h05.

As revistas são preferidas por 0,3% dos entrevistados que dedicam, em média, 1h06 do dia à leitura. As revistas mais citadas são Veja, Caras, Época e Istoé.

Os blogs, redes sociais e notícias publicadas na web contam com a menor taxa de confiança da população. As redes sociais são os sites mais acessados. Nos fins de semana, 71% clicam nelas. O Facebook é o site mais citado pelos entrevistados, seguido pelo globo.com e G1. Curiosamente, o Facebook também é o campeão de acessos entre os que querem se informar. O estudo mostra que 32% dos entrevistados recorrem às redes sociais para essa finalidade.

Fonte: Pesquisa Brasileira de Mídia 2014 - Hábitos de Consumo de Mídia Pela População Brasileira, realizada pelo Ibope, a pedido da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, entre os dias 12 de outubro e 6 de novembro de 2013. Foram 18.312 entrevistados, maiores de 16 anos, em 848 cidades, nos 26 estados e Distrito Federal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário